Conectado como:
filler@godaddy.com
Conectado como:
filler@godaddy.com
São substâncias que estimulam a produção de colágeno quando injetadas em determinadas camadas da pele. Podem ser utilizados para reposição de volume a longo prazo e diminuição da flacidez.
Instagram: @draflorence
O objetivo principal destes produtos não é o preenchimento, mas sim a bioestimulação decorrente da ação estimulatória nos fibroblastos, células que produzem as fibras colágenas. O Radiesse e o Elansé também podem ter efeito preenchedor.
Mais colágeno na pele significa uma pele mais firme, menos flácida. E essa firmeza melhora o aspecto geral da face de forma muito natural e delicada.
A degradação do colágeno no organismo humano ocorre naturalmente a partir dos 30 anos de idade com perda aproximada de 1% ao ano. Exposição solar excessiva, exercícios físicos intensos, poluição e tabagismo podem acelerar este processo. Os principais sinais clínicos decorrentes deste fenômeno são: flacidez, perda de volume, elasticidade e hidratação natural da pele. A perda óssea que ocorre na face também contribui para um aspecto de envelhecimento mais evidente e pronunciado.
A aplicação de bioestimuladores promovem a formação de novo colágeno proporcionando uma recuperação da firmeza perdida ao longo dos anos e uma melhora na qualidade da pele.
Os protocolos de tratamento sugerem de uma a três sessões mensais, com manutenções anuais. Dependendo do grau de flacidez o número de sessões será definido. Peles mais jovens geralmente uma sessão já traz uma melhora e serve como prevenção. Peles mais maduras geralmente necessitam de mais sessões e de tratamentos combinados.
Bochechas, Mandíbula, Queixo, Têmporas e Pescoço. Os fios de PDO podem ser aplicados na face toda, inclusive nas pálpebras inferiores e nos códigos de barra.
O processo de aplicação é semelhante a qualquer outro preenchedor injetável. Depois de identificar as áreas que precisam, será realizado série de injeções, sem dor e sem agulha, tudo feito com cânula.
Eles auxiliam na recuperação sutil do volume facial, reduz as rugas e marcas de expressão e melhora a flacidez das regiões onde foi aplicado. Seus efeitos são graduais e duradouros, pois o organismo continua a produzir o colágeno até 6 meses após o tratamento. O resultado é um rejuvenescimento e uma recuperação natural dos contornos da face.
Os efeitos são percebidos em 4/6 semanas após a primeira sessão com resultado final após 3 meses.
As sessões devem se repetir a cada 30/60 dias e o número de sessões varia de 1 a 3.
Radiesse é uma substância preenchedora composta por partículas sólidas de hidroxiapatita de cálcio, um composto orgânico conhecido pelo nosso organismo. Sem o perigo de rejeição ou alergia, o preenchimento com Radiesse é absorvido em cerca de 18 meses. Sendo considerado uma substância de média duração e não migratória.
Durante o período em que permanece no organismo, a hidroxiapatita de cálcio estimula a produção de colágeno. Por isso, mesmo depois de absorvido, o Radiesse garante à pele o seu ar jovial, com maior elasticidade e firmeza.
Na juventude, nosso rosto tem as proporções de um triângulo invertido. Com base nas maças do rosto, centro nos lábios e ápice no queixo. Durante essa fase da nossa vida o colágeno é responsável por sustentar o peso da base da pirâmide na parte superior do rosto. Com o passar dos anos e a perda de colágeno, a base do triângulo cai e o peso da pele forma as rugas faciais.
A perda de parte do volume facial com o passar dos anos é um processo natural. Esse desgaste atinge inclusive os ossos, além de deixar a pele mais fina e causar o enfraquecimento do tecido muscular. “É de fundamental importância, visando um resultado natural, realizar a reposição deste volume e, se a substancia preenchedora for estimuladora de colágeno, isso potencializa em muito o resultado”.
As áreas que mais sofrem neste processo de envelhecimento são a região mentoniana do queixo e malar das bochechas. Com a dimimuição de volume nestas regiões o rosto ganha uma aparência cansada e envelhecida. O Radiesse é o preeenchimento mais indicado para devolver volume a essas áreas. Através da hidroxiapatita de cálcio é possível devolver a firmeza das maças do rosto, re-estruturar o contorno mandibular e restaurar a projeção do queixo.
Como o Radiesse é uma substância absorvível, recomendam-se sessões anuais para manutenção dos resultados. Os efeitos do preenchimento com hidroxiapatita de cálcio podem ser notados rapidamente e o procedimento tem rápida recuperação.
Além disso, o preenchimento facial com Radiesse é recomendado também para recuperação das pálpebras em casos de olheiras e olhos fundos, correção do sulco nasogeniano (bigode chinês) e das rugas entre a boca e o queixo, conhecidas como boca de marionete.
O Radiesse é liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) como preenchedor facial a base de hidroxiapatita de cálcio.
Sculptra é o nome que se dá para o ácido poli-L-lático, uma substância que possui diversas finalidades, mas que, neste caso, é utilizada para estimular a produção de colágeno, melhorando a textura da pele da região aplicada e rejuvenescendo e restaurando o contorno facial.
Ele pode ser aplicado no rosto e no pescoço, mas também apresenta efeitos muito bons para braços, abdome, glúteos e coxas. Na face, traz uma melhora estética bonita e natural.
Sculptra nada mais é do que o nome comercial da aplicação do ácido poli-L-lático como um procedimento estético para rejuvenescimento facial.
É importante entender que o ácido poli-L-láctico é um estimulador de neocolagênese, ou seja, é uma substância que pode ser usada para retardar o processo de envelhecimento da pele do rosto, com o objetivo de restaurar a perda de volume facial decorrente do processo de envelhecimento.
De acordo com estudos científicos, essa substância é usada na Europa, para fins cosméticos, desde 1999 e, nos Estados Unidos, para o tratamento de lipoatrofia pelo HIV, desde 2004.
O sculptra deve ser recomendado e realizado apenas por um profissional médico especializado. É necessário, portanto, realizar uma consulta para entender se de fato esse é um procedimetno recomendado para você.
A pele é um dos maiores indicadores da idade e da saúde do indivíduo. O avanço na idade, associado a fatores como exposição solar, acne, movimentos repetitivos e outros fatores tendem a levar ao desgaste da pele e contribuem, portanto, na aparência facial.
Existem fatores externos e internos que podem estar assosciados às mudanças da pele, como tabagismo, exposição solar, ingestão de álcool, acentuados ganhos e perdas de pesos, entre outros.
Quando se fala do envelhecimento do rosto, surgem as famosas rugas, que podem ser dinâmicas ou estáticas:
Rugas dinâmicas são aquelas que surgem a partir da contração muscular, ao sentir uma dor, por exemplo;
Já as rugas estáticas são aquelas que vão surgindo ao longo dos anos. Essas surgem a partir da perda da elastina, do colágeno e do ácido hialurônico. Você poderá perceber as suas rugas estáticas observando o seu rosto em repouso.
É para o tratamento das rugas estáticas que o Sculptra pode ser recomendado.
O Sculptra é indicado para homens e mulheres que desejam retardar o efeito do envelhecimento na pele, além de reduzir as linhas e marcas de expressão facial. Este processo se inicia lentamente ao redor dos 20 anos, quando a taxa de renovação celular se torna mais lenta.
Veja a seguir as principais vantagens do Sculptra.
O Sculptra é totalmente biocompatível com o tecido cutâneo, não causando reações alérgicas ou rejeições. Ele é totalmente decomposto e não apresenta riscos futuros em relação à sua presença na pele do paciente.
O colágeno que é formado pode durar mais de dois anos, e os resultados obtidos são seguros e muito naturais, pois o ácido poli-L-lático segue as formas e os contornos naturais da pele.
Além disso, o Sculptra é utilizado para diversos tipos de tratamentos, como:
flacidez de mãos, braços, axilas, barriga, glúteos e coxas;
flacidez da face, pescoço e do colo;
melhora do aspecto de celulites em coxas e glúteos
tratamento do sulco nasogeniano e labiomentual, mais conhecidos como bigode chinês e rugas de marionete;
tratamento de perda da gordura facial, incluindo os casos de pacientes com HIV tratados com medicamentos antirretrovirais.
O Sculptra (ou ácido poli-L-láctico) é uma substância injetável utilizada diretamente na pele. O procedimento é considerado simples, e a cada sessão, em geral, é utilizado o conteúdo de 1 frasco do medicamento. De acordo com o fabricante, a substância deve ser diluída pelo menos 24 horas antes de ser aplicada no paciente.
Ainda que simples, é imprescindível que o Sculptra seja realizado por um médico especializado, para que a técnica de aplicação seja respeitada, evitando complicações.
Após ser processado pelas células do corpo, o Sculptra estimula a formação de colágeno, que dura entre dois e três anos.
Os efeitos são mais percebidos após a segunda sessão, e a quantidade de sessões necessárias vai depender de cada pessoa. A maioria dos pacientes precisa de duas a três sessões, com um intervalo de tratamento entre quatro a oito semanas. A manutenção costuma ser feita com uma sessão anual. A melhora é progressiva e duradoura.
O Sculptra não deve ser feito em mulheres grávidas (por falta de estudos sobre o uso do ácido poli-L-lático em gestantes), pessoas que tenham alergia ao produto ou a algum de seus componentes e não deve ser aplicado perto de infecções cutâneas.
Antes de o procedimento ser realizado, o médico irá avaliar suas condições de saúde e seu histórico médico.
A área a ser tratada será limpa com um agente antibacteriano. Em seguida, um anestésico tópico poderá ser usado para anestesiar a área, especialmente em caso de pessoas sensíveis a injeções. O Sculptra pode ser diluído com anestésico local, tornando o procedimento mais confortável para o paciente.
Por se tratar de um procedimento minimamente invasivo, você pode retomar a maioria das atividades realizadas em seu cotidiano imediatamente. A região deve ser massageada segundo orientação do médico, para evitar a formação de pequenos nódulos (granulomas). No caso de manchas roxas, podem ser usadas compressas geladas e pomadas para hematomas. O tempo de recuperação e os demais cuidados específicos são avaliados individualmente, caso a caso.
Se você deseja realizar ou conhecer mais sobre a técnica de Sculptra, deve sempre contar com as orientações de um médico em uma clínica de excelência. A Clínica Rosa e Melo possui uma equipe de profissionais de referência em suas áreas de atuação para realizar os mais diferentes procedimentos para sua saúde, bem-estar e autoestima!
Se você chegou até aqui é porque está conectado com as tendências de tratamentos estéticos da atualidade. Os fios de sustentação, ou fios bioestimuladores, são o tratamento mais em alta por apresentar resultados incríveis sem perder a naturalidade e ainda tratando a pele.
Com o passar dos anos, começamos a diminuir (ou até mesmo perder um pouco) da produção de colágeno no nosso organismo, o que significa que estamos dando início ao nosso processo de envelhecimento. A perda da firmeza da nossa pele é decorrente desse fenômeno e acarreta diversas consequências bastante indesejadas, assim como a flacidez facial e as ptoses (acentuamento do sulco nasogeniano, o famoso “bigode chinês”, formação do sulco mentoniano “bochechas de buldogue”, etc). E apesar de não haver uma fórmula milagrosa para impedirmos a ação do envelhecimento, felizmente possuímos alguns procedimentos que podem nos auxiliar a retardar ou até prevenir estes processos, como os bioestimuladores de colágeno, entre eles destacando-se os Fios de Sutura. Os fios são responsáveis por promover um efeito de sustentação dos tecidos (lifting) e estimular a produção de colágeno dos mesmos.
Atualmente, existe no mercado, uma infinidade de tipos e modelos de fios, e isso pode acabar trazendo um pouco de confusão para alguns pacientes. De forma geral, existem dois tipos de fios: os absorvíveis (fios silhouette e fios de pdo) e os não-absorvíveis, ou seja, os permanentes (fios russos, fios de ouro, fios búlgaros) - e a diferença entre essas duas categorias é tipo de material pelo qual o fio é composto.
Na Clinica Rosa e Melo não utilizamos Fios permanentes, pois estes materiais são bastante rígidos (passíveis de arrebentar devido à inelasticidade), podem causar nódulos de caráter inflamatório, além de apresentarem chances de sofrer deslocamento ou causar deformidade. Preferimos trabalhar com materiais temporários, assim como os Fios de sustentação de PDO (polidioxanona) que são biocompatíveis, absorvíveis e estimuladores de colágeno, pois trazem resultados bastante satisfatórios, sem comprometer a saúde do nosso paciente.
Dentro dessa categoria de fios, ainda possuímos uma subcategoria, que se trata do Modelo de fio: fios lisos, fios espiculados (com garras), fios em cones, fios parafuso, etc, cada qual com uma determinada finalidade. Os fios lisos, por exemplo, são os fios mais simples, que atuam de forma mais superficial, apenas estimulando colágeno e melhorando a qualidade da pele, porém não são capazes de promover LIFTING. Já os fios espiculados/cones além de apresentarem um efeito rejuvenescedor, são capazes de promover uma suspensão dos tecidos caídos.
O efeito de rejuvenescimento promovido pelo procedimento de implante de fios pode ocorrer de duas formas. A primeira é através da inserção dos próprios fios, pois a tração mecânica produzida pelas “garras” que se fixam nos tecidos da face, são capazes de promover o efeito de sustentação, puxando os tecidos e, portanto, acarretando um efeito imediato (porém leve) de lifting - amenizando a flacidez. Além disso, a Polidioxanona, o material que compõe o fio, é uma substância capaz de estimular a atividade das fibras elásticas e dos fibroblastos (células indutoras de colágeno) durante todo o período em que o fio estiver implantado nos tecidos.
Os Fios de PDO permanecem no organismo em até 6 meses, porém mesmo após sua completa absorção através de hidrólise, o processo inflamatório responsável pela indução de colágeno ainda persiste e os resultados podem durar até 2 anos. Passado o período de ação dos fios, os ganhos com o procedimento não são perdidos, porém, o processo de envelhecimento natural do corpo é contínuo, portanto é necessário o acompanhamento junto ao profissional para avaliar a necessidade de reposição de mais fios ou a aliança a outros procedimentos, sempre mantendo os cuidados com a pele e os tecidos.
Por ser um procedimento que induz o próprio organismo a estimular colágeno, os efeitos rejuvenescedores dessa técnica são relativamente tardios comparados aos resultados imediatos que a toxina botulínica ou os preenchedores provêm. O resultado inicial pós procedimento é de um leve lifting devido à tração realizada pelos Fios espiculados, e nos meses que se seguem, ocorre um estímulo de produção natural do colágeno pelo organismo, que por apresentar um ciclo de, aproximadamente 21 a 30 dias, nos fornece resultados progressivos, ou seja, os efeitos finais serão mais visíveis dentro de 6 a 9 meses.
Esse procedimento é indicado, principalmente, para pacientes que já apresentam certa flacidez tecidual ou que desejam prevenir sua ocorrência. É importante também observar que cada indivíduo apresenta esses sinais de flacidez em graus e idades diferentes, porém, é possível realizar o procedimento a partir dos 25 anos.
As áreas de maior recomendação para o procedimento de implante de fios são:
- Contornos do rosto (malar, mandíbula, etc) para redefinição
- Sulcos faciais (“bigode chinês”, “linha de marionete”, “bochechas de buldogue”)
- Pescoço e papada
Além dessas regiões, ainda é comum observar a utilização de fios em áreas como glabela (entre sobrancelhas) e olhos (“pés de galinha”), ou até mesmo no corpo (braços, abdômen, interno de coxas, etc).
Apesar da complexidade, o procedimento não é cirúrgico, é minimamente invasivo e realizado com anestesia local. Após a determinação do planejamento do tratamento e a marcação do mapeamento facial (individual para cada paciente), os fios são inseridos via microcânulas na camada SMAS (Sistema Muscular Aponeurótico) através de alguns pertuitos realizados na face. Como as microcânulas são bem finas, as perfurações costumam fechar-se imediatamente, sem deixar marcas ou cicatrizes. Em relação à quantidade, GERALMENTE são utilizados de 4 a 8 filamentos quando se trata de fios espiculados e de 10 ou mais filamentos de fios lisos. Porém a quantidade utilizada dependerá do grau de flacidez e da área a serem tratados, além do critério de avaliação realizado pelo profissional.
Assim como em qualquer procedimento estético, a inserção de fios no rosto pode causar um leve inchaço e vermelhidão, além de prováveis hematomas nos pontos de pertuito para a entrada das microcânulas. Esses efeitos desaparecem dentro de alguns dias, porém é recomendável realizar compressas geladas nas primeiras 24 a 48 horas pós procedimento para o alívio dos sintomas.
Também é recomendado evitar massagear, pressionar (ex: dormir em cima do rosto) ou realizar movimentos excessivos na região tratada (a não quer seja indicado pelo profissional) por aproximadamente 3 a 5 dias. Do mesmo modo, durante esse período também não se deve realizar exercícios físicos muito intensos que possam prejudicar nos resultados do procedimento.
A realização de um procedimento como a inserção dos Fios de sutura exige um grande conhecimento da anatomia humana, além de uma boa experiência na prática da técnica e uma exímia avaliação do paciente e de suas queixas por parte do profissional. Antes de realizar esse tratamento, procure sempre a orientação de um profissional habilitado para determinar se este é o procedimento mais indicado para o seu caso.
Clínica Rosa e Melo
Av. Mário Campolim, n 570, Sorocaba - SP
Dr Marcelo Melo CRM/SP 123033 Médico RT
Este site usa cookies. Ao continuar a usando-o, você estará concordando com nosso uso de cookies.