A consulta oftalmológica é o exame básico em Oftalmologia, realizado pelo profissional com formação em medicina e posteriormente residência médica (Especialização) em oftalmologia.

A consulta consta da anamnese (entrevista sobre as queixas e riscos do paciente), refração (análise optométrica ocular, prescrição do óculos), tonometria (pressão ocular), fundoscopia (fundo de olho), exame dos movimentos extrínsecos oculares (função da musculatura extra-ocular), reflexos pupilares, biomicroscopia na lâmpada de fenda (avaliação em microscópio especial para o olho que avalia diversas estruturas oculares, incluindo sinais de infecções, inflamações, catarata, tumores, olho seco. Também avalia a anatomia e a presença de lesões em pálpebra, cílios, conjuntiva, esclera, córnea, íris, cristalino, retina e nervo óptico).

A consulta oftalmológica e em especial o exame de refração, são por nós considerados um dos mais importantes para a elaboração dos diagnósticos e tomada das melhores condutas em relação aos pacientes e suas queixas ou patologias.

WhatsApp chat