O exame A200 avalia a resposta do sistema imunológico frente a mais de 200 alimentos. Com uma simples coleta de sangue é possível saber quais alimentos podem ser potencialmente prejudiciais à sua saúde.
Está cientificamente demonstrado que a retirada da dieta daqueles alimentos para os quais os níveis de IgG específicos estão acima da normalidade proporcionam uma melhora no quadro clínico dos pacientes, amenizando os seguintes sintomas:
ARTICULAÇÕES
Dor e rigidez
DERMATOLOGIA MANIFESTAÇÕES
Acne
Eczema
Psoriase
Erupção cutánea
Urticaria
Comichão
Dermatite
RESPIRATÓRIO
Tosse
Bronquite
Asma
DIGESTIVO
Acidez
Úlceras e aftas
Gastrite
Dores ou inchaço abdominal
Constipação
Diarreia
Colon irritável
GERAIS
Enxaqueca
Fadiga
Depressão
Retenção de liquidos
Falta de concentração
Sobrepeso ou desnutrição
Náuseas
Os resultados dos exames de laboratório sofrem influência de estado fisiológico, patológico e uso de medicação.
Somente seu médico tem condições de analisar corretamente este resultado.
( intolerância alimentar Itu Votorantim Sorocaba)
A maior parte das respostas alimentares adversas são decorrentes de intolerância alimentar, que é uma resposta do organismo à ingestão de determinados alimentos, no qual, o organismo tem dificuldade ou é incapaz de absorver alguns nutrientes, resultando em extremo desconforto, que pode estar associado a vários sintomas. Acredita-se que a prevalência da intolerância alimentar na população em geral seja de 5-20%, no entanto, devido a dados insuficientes ou sub diagnosticados, a verdadeira prevalência permanece desconhecida.
A intolerância alimentar mediada por IgG (reação de hipersensibilidade tipo III) é uma reação imune tardia, que está associada a diversos sintomas inespecíficos desde erupções cutâneas, urticárias, asma, cólicas abdominais, diarreia, constipação e até mesmo manifestações neurológicas como enxaquecas.
Entenda como diagnosticar a Intolerância Alimentar
Existem diferentes fatores que podem alterar a permeabilidade intestinal ou a funcionalidade do sistema imune (como por exemplo, stress, infecções, antibióticos ou uso excessivo de anti-inflamatórios) resultando em um aumento de probabilidade de apresentar reações de intolerância alimentar. A intolerância alimentar mediada por IgG pode ser causada pelo aumento da permeabilidade intestinal, permitindo assim, que substâncias alimentares tenham acesso à circulação como antígenos, levando a produção de IgG específica para proteínas de alimentos.
Apesar da intolerância alimentar ser tão comum na população, o diagnóstico geralmente não é direto e requer uma compreensão dos mais variados aspectos clínicos, incluindo a gravidade e o momento do início dos sintomas. Devido a sintomatologia inespecífica, o fato de não poder ser detectada nas provas dérmicas e não apresentarem uma resposta de causa-efeito rápida, as intolerâncias alimentares são ainda mais difíceis de serem detectadas. Sendo ainda mais complicado pelos vários mecanismos de intolerância alimentar que podem existir, variando de farmacológicos (por exemplo, por substâncias que alteram o metabolismo) a deficiências enzimáticas (por exemplo, absorção de lactose) e funcionamento gastrointestinal não específico.
No entanto, com o avanço da ciência, exames de inovação que possibilitam a análise dos principais alimentos que podem desencadear este tipo de reação imunológica estão cada vez mais acessíveis na vida das pessoas. A identificação do perfil de intolerância por meio de testes que avaliam os principais alimentos relacionados a esse tipo de reação a partir de uma simples amostra de soro tem garantido melhor direcionamento na conduta clínica, proporcionando assim maiores benefícios na vida do paciente.
Quais são as indicações para o Exame A200.
Desta forma, o exame A200 é uma opção importante a ser considerada diante de quaisquer manifestações clínicas adversas sem diagnóstico como:
Transtornos gastrointestinais: dores abdominais, prisão de ventre, diarreia, inchaço abdominal, náuseas, acidez, úlceras e aftas, gastrite, colite.
Processos dermatológicos: acne, eczema, psoríase, coceira, urticária.
Doenças neurológicas: dor de cabeça, enxaqueca, tontura, vertigem.
Alterações respiratórias: tosse, bronquite, asma, rinite.
Condições psicológicas: ansiedade, depressão, fadiga, hiperatividade.
Transtornos musculoesqueléticos: dor, rigidez, artrite, fibromialgia.
Outros: retenção de líquidos e obesidade.
Qual a diferença entre intolerância e alergia alimentar?
As alergias alimentares normalmente aparecem quando o paciente ainda é bem novo. As intolerâncias, no entanto, podem aparecer a qualquer momento da vida a partir da dificuldade de digestão de um determinado alimento, sendo mais frequentes conforme envelhecemos. Isso acontece porque a digestão se torna mais lenta, já que diminuímos a produção de enzimas utilizadas na decomposição dos alimentos.
Com a dificuldade no processo de absorção de alguns nutrientes, o organismo retém a substância, que fica acumulada no estômago, e isso pode ocasionar desconfortos como cólicas, enxaquecas, obesidade, tontura, náuseas, psoríase, diarreia, arritmia, prisão de ventre, aftas, fadiga, conjuntivite, entre outras.
Caso exista um quadro de intolerância, o exame IgG mostrará uma significativa alteração. A alergia, por outro lado, é identificada quando o médico analisa os resultados do exame IgE.
Inscreva-se para receber novidades sobre ofertas especiais, promoções e eventos.
PQQ: o segredo para manter a juventude
Você já ouviu falar da pirroloquinolina quinona? Parece um nome complicado, mas eu gosto de chamar de PQQ, um apelido mais fácil de lembrar. Ela é uma molécula natural que pode ser encontrada em alimentos de origem vegetal, em alguns laticínios e até mesmo no leite materno!
A PQQ foi descoberta em 1979 e, desde então, tem ganhado cada vez mais destaque. Se essa é a primeira vez que você ouve falar dela ou se simplesmente quer saber mais, continue lendo para entender o motivo de eu ser tão apaixonado pela PQQ e por que acredito que ela é a chave para o rejuvenescimento e a longevidade.
O mais fascinante sobre a pirroloquinolina quinona (PQQ) é que ela é a única molécula que conhecemos, até agora, que tem a capacidade de estimular a criação de novas mitocôndrias, um processo chamado de biogênese mitocondrial.
Agora, você pode estar se perguntando: mas o que isso significa? Bem, as mitocôndrias são como pequenas usinas de energia que existem em quase todas as células do nosso corpo. Elas são responsáveis por gerar a energia que nosso metabolismo precisa para funcionar. Conforme envelhecemos, a quantidade de mitocôndrias em nosso corpo diminui e é por isso que a PQQ é tão surpreendente! Ela tem o poder de estimular a produção de novas mitocôndrias, mantendo nosso corpo jovem e energizado!
Por isso, se você também quer desfrutar de uma vida longa e saudável, vale a pena conhecer mais sobre a PQQ e incluí-la em sua dieta.
Biogênese mitocondrial e PQQ: a fórmula mágica para reverter o envelhecimento
A biogênese mitocondrial, aliada ao incrível efeito antioxidante da PQQ, parece ser a chave para reverter o processo de envelhecimento. E acredite, os benefícios da PQQ não param por aí!
Estudos científicos indicam que a pirroloquinolina quinona pode melhorar funções cognitivas como atenção e memória (1). Se isso não é um sinal de rejuvenescimento, não sei o que é. Mas a PQQ pode ir ainda além: há relatos de que ela pode aumentar a hidratação da pele e até mesmo reduzir o aparecimento de cabelos brancos.
Isso mesmo! Você não leu errado. Há quem diga que o uso contínuo de PQQ pode diminuir os cabelos brancos. Será isso verdade?
Sendo bem honesto, até o momento em que escrevo este artigo, ainda não vi com meus próprios olhos a PQQ transformar cabelos brancos em fios jovens novamente. No entanto, considerando que o estresse oxidativo está envolvido no surgimento de cabelos brancos (3) e que a pirroloquinolina quinona é uma biomolécula antioxidante incrivelmente potente - cerca de 10 mil vezes mais potente que a vitamina C - essa teoria parece menos absurda do que parece à primeira vista.
Portanto, se você também está em busca de um estilo de vida saudável e longevo, dê uma chance à PQQ. Quem sabe ela não é o segredo que você estava procurando para manter a jovialidade e a energia?
PQQ: Provando o poder da hidratação com meus próprios olhos
No meu consultório, já tive a oportunidade de presenciar pacientes sentindo uma melhora significativa no nível de hidratação da pele após a aplicação de um soro com vitaminas e PQQ. A primeira vez que uma paciente relatou esse efeito, confesso, fiquei surpreso. Entretanto, quando pesquisei mais sobre o assunto, encontrei estudos científicos (2) que corroboram esse efeito da PQQ na hidratação da pele.
A estrutura molecular da pirroloquinolina quinona possui um anel quinolínico, semelhante à hidroxicloroquina, o que pode ser um ponto-chave para entender seus efeitos.
Minha experiência com a PQQ
Desde 2018, tenho usado a PQQ com mais frequência em meu consultório. Costumo prescrever PQQ por via oral, em doses que variam de 5 a 20mg/dia. Além disso, também aplico por via intramuscular e endovenosa, em doses entre 500mcg e 5mg.
O efeito da PQQ por via endovenosa é impressionante: quase imediatamente, os pacientes relatam sentir um "calor interno" e uma melhora na energia.
Quando aplicada por via intramuscular, o efeito é um pouco diferente: enquanto alguns pacientes sentem este calor em minutos, outros só o percebem horas após a aplicação. Na minha experiência, acredito que essa diferença esteja relacionada com o metabolismo energético de cada um. Quanto mais tempo demora para sentir o calor, mais comprometida parece estar a eficiência energética do paciente.
Lembre-se, é essencial ter acompanhamento médico ao usar a PQQ ou qualquer suplemento alimentar por um período prolongado.
PQQ: Uma ferramenta poderosa, mas não a única, para um estilo de vida rejuvenescido
A PQQ, ou pirroloquinolina quinona, tem sido um tema quente no mundo da saúde e do bem-estar. Mas, por mais fascinante que seja essa biomolécula, é importante lembrar que ela é apenas uma peça do quebra-cabeça para alcançar um estilo de vida saudável e rejuvenescido.
Não me interpretem mal, acredito plenamente nos benefícios da PQQ. De fato, ela é encontrada naturalmente nos alimentos e estudos indicam que é segura mesmo em doses até 250 vezes maiores do que as encontradas na dieta (4). Mas, mesmo com toda essa potência, não podemos depender apenas dela.
Hoje, é fácil encontrar e comprar cápsulas de PQQ na internet. No entanto, meu conselho é: nunca tome qualquer suplemento, como a PQQ, por longos períodos sem monitoramento médico adequado. É sempre importante fazer um exame de sangue antes de iniciar um tratamento e continuar monitorando esses marcadores durante o tratamento. Isso garante que tudo está correndo como deveria e destaca a importância de um profissional de saúde para auxiliar no processo.
Quando se trata de longevidade e do objetivo de viver uma vida saudável e autônoma por mais de 120 anos, estamos na fronteira do conhecimento científico. E só alguns poucos serão os pioneiros que, com consciência, autonomia e conhecimento, alcançarão marcos nunca antes atingidos.
Portanto, enquanto a PQQ é uma ferramenta poderosa, lembre-se de que o verdadeiro rejuvenescimento virá da evolução constante do seu estilo de vida.
Artigos para aprofundar:
(1) https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26782228/ Effect of the Antioxidant Supplement Pyrroloquinoline Quinone Disodium Salt (BioPQQ™) on Cognitive Functions
(2) https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26226961/ Effects of Orally Administered Pyrroloquinoline Quinone Disodium Salt on Dry Skin Conditions in Mice and Healthy Female Subjects
(3) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6029974/ Three Streams for the Mechanism of Hair Graying
(4) https://efsa.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.2903/j.efsa.2017.5058
Dr Marcelo Melo - Emagrecimento - Performance - Reposição Hormonal e Soroterapia
CRM-SP 123.033
Tenha uma boa Saúde, Evolua e Contribua!
Clique Aqui Para Agendar Uma Consulta
_________________________________________________________
Na Clinica Rosa e Melo você encontra atendimento especializado em:
_________________________________________________________________
Contatos: (15) 2107-3029 / (15) 99119-7992 (WhatsApp)
Clique Aqui e Use o Waze para dirigir até Clínica Rosa e Melo
Compartilhar esta publicação:
Inscreva-se na minha lista de emails para receber atualizações e informações.
"Espaço aconchegante,
atendimento incrível, meni..."..."
Luana Santos - 05/04/2025
"Amei a clínica, fui muito bem
atendida a Dra Florence é..."..."
Eliane Aparecida lili - 29/01/2025
Clínica Rosa e Melo
Av. Mário Campolim, n 570, Sorocaba - SP
Dr Marcelo Melo CRM/SP 123033 Médico RT
Este site usa cookies. Ao continuar a usando-o, você estará concordando com nosso uso de cookies.